Loading…

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
noticia 0 02/02/2023

[ClampOn] Detectores de Pig no Brasil

A ClampOn, parceira da IEC, tem uma novidade para o mercado!

Você sabia que os detectores de PIG ClampOn agora fazem detecção acústica e magnética? E esse detector já estará presente em um grande projeto no Brasil. Teremos 65 detectores de PIG topside, na Bacia de Santos.

O destino final de todos esses detectores de PIG será um FPSO. O FPSO será o quarto a ser implantado em um campo do pré-sal na bacia de Santos, com início de operação previsto para 2025.

Camilla Yvonne Øvstetun, Engenheira de Projetos da ClampOn, está executando o projeto dos detectores de PIG e realizou 2 dias inteiros de um Teste de Aceitação de Fábrica. Os detectores de PIG são a versão Ex d com uma estação de controle externa. Os sensores são configurados para detecção acústica e magnética de pig.

ClampOn – Detector de PIG DSP

O Detector de PIG DSP ClampOn é não intrusivo, não invasivo e é uma unidade mais compacta e fácil de usar do que outros instrumentos no mercado. É mais fácil de instalar no campo e mais fácil de mover para outros locais, se necessário.

O Detector de PIG DSP detecta a passagem de um PIG usando tecnologia acústica passiva (ultrassônica). O instrumento possui Processamento de Sinal Digital (DSP) interno. À medida que o PIG passa pela localização do detector, o instrumento detecta e analisa as mudanças no nível do sinal em várias frequências.

Dependendo da versão do instrumento implantado, o PIG pode ser indicado por meio de uma lâmpada indicadora no instrumento ou na estação de controle ou por meio de uma saída de sinal para um painel indicador do sistema de controle.

Com isso, esta saída de sinal pode ser uma mensagem de “passou o PIG” (ou seja, contato de transmissão) ou uma saída de sinal RAW para processamento posterior. E pode ser enviada por interfaces RS 485 ou 4-20 mA. Por fim, ao usar um computador que execute o software ClampOn ou enviando a saída para o MCS, o usuário pode ver uma representação gráfica do sinal recebido do Detector de PIG.

 

Detector de Pig