Loading…

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
noticia 0 20/12/2018

III Seminário de Proteção Catódica

A IEC esteve presente no III Seminário de Proteção Catódica da ABRACO

A IEC esteve no III Seminário de Proteção Catódica da ABRACO, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo, dia 12 de dezembro.  Tivemos a participação de três engenheiros da empresa. Eduardo Barreto, nosso diretor, Laerce Nunes, que além de engenheiro do corpo técnico da IEC é o atual presidente da Abraco. E por fim, Antonio Caetano, gerente de projetos da IEC.

Antonio apresentou um trabalho no Seminário com o tema: Proteção catódica de estruturas complexas na prática.

O Seminário foi realizado no auditório do IPT, em São Paulo, com instalações excelentes e contando com a presença da equipe do Instituto, sempre muito atenciosa e gentil. Além disso, possuem um vasto conhecimento técnico na área.

Foram quase 50 inscritos com foco em especializar-se na área de proteção catódica. Destacamos a forte presença da Transpetro, que tem primerizado suas inspeções. Sendo assim, a mesma vê a necessidade de aprimoramento técnico de seu pessoal. A COMGAS, que tem sempre prestigiado estes eventos, também estava presente, e, por fim, a POTIGAS. Essas empresas têm se destacado na busca de novidades técnicas para implementação em suas malhas de dutos.

Tecnicamente notamos uma boa variedade de apresentações, desde demonstrações de preocupação das empresas com qualidade de dados, bem como com protocolos para cruzamento da faixa com terceiros, como novidades com a inspeção de dutos com Memória Magnética, e outras apresentações práticas como os cuidados para proteção em áreas complexas e uso de testes de injeção de corrente para dimensionar sistemas em dutos existentes. Tivemos também uma bela apresentação do IPT sobre testes feitos com proteção catódica para ferragens em concreto, tema não muito discutido no Brasil, mas de suma importância uma vez que temos visto muitos problemas de degradação de estruturas de concreto recentemente.

A IEC gostaria de parabenizar a ABRACO pela iniciativa e organização do evento. E já estamos confirmados para o IV Seminário de Proteção Catódica, previsto para novembro de 2019, no IPT.